08/05/2021 às 09:03 Curiosidades Depoimentos

3 Práticas Atuais Que Podemos Continuar Fazendo

110
3min de leitura

Estamos passando por tempos tenebrosos, com muitas incertezas e desafios que precisam ser superados para que tudo volte ao que entendemos como seguro. Perceba que eu não disse voltar ao que era antes, pois acredito que isso não é possível.

A pandemia trouxe experiências que não poderão ser esquecidas por essa geração. Sei que estamos chegando aos nossos limites físicos e, especialmente, psicológico, mas gosto de refletir sobre uma frase do autor C. S Lewis que fala o seguinte: “Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”.

Tenho total consciência que todos temos sofrido, alguns mais e outros menos. Algumas pessoas perderam entes e amigos queridos, outras perderam seu ganha-pão e passam necessidades. Há ainda aquelas que perderam a paz e esperança de dias melhores. Para essas e todas as outras, gostaria de dizer que ainda sairemos desse período atribulado para que possamos viver novamente, e não apenas sobreviver, como fazemos atualmente.

Através desse texto venho listar 3 ações que deveríamos aplicar agora e que podemos levar para o resto de nossas vidas.

Dica 1: Seja grato!

Não é fácil, mas agradeça sempre por tudo. Geralmente percebemos que temos algo especial quando perdemos.

Não deixe que isso aconteça, seja grato pela sua possibilidade de tempo em família, de passar tempo com seus filhos, participar da rotina da casa. Seja agradecido por respirar, por sentir o vento bater em seu rosto. Seja grato pelas pequenas e especiais coisas do dia a dia.

Dica 2: Valorize os detalhes presentes na sua vida

Há pouco li um livro chamado “A Liturgia do Ordinário” que fala sobre como as pequenas coisas do nosso cotidiano dizem muito sobre nós e como devemos aproveitar para sermos exemplos de Cristo em tudo.

Como sinto falta de abraçar as pessoas, meus alunos, meus amigos, ou passar horas fotografando um casamento ou aniversário e registrando a vida de meus clientes. Precisamos sair dessa batalha lembrando o valor de tudo que está ao nosso redor.

Dica 3: Seja empático!

Continue se preocupando com o outro, tanto as pessoas ao seu redor como também aquelas que você nem sabe o nome. Coloque-se na realidade do outro: a pessoa pode ter perdido alguém, ou não ter condição de sanar as necessidades básicas de sua família.

Provavelmente essa crise ainda está crescente muito pela falta de empatia e a vontade de querer estar certo de nossas autoridades políticas, sejam municipais, estaduais ou federais. O dever deles é fazer o melhor visando as pessoas e torcemos para que reflitam e tenham em mente as vidas dos cidadãos.

Mas como exigir uma postura assim de nossas lideranças políticas quando nossa visão não é empática e nos preocupamos apenas com o nosso bem estar?

Me compadeço daquele que perdeu alguém, parente ou amigo, aquele que não terá a chance de dar um último abraço.

Porém também penso e estou incluído na questão econômica, no fato de ter receios sobre o amanhã. Algumas pessoas investiram tempo, estudo e esforço para começar o seu próprio negócio ou conseguir o emprego desejado e agora se veem na berlinda: conseguirão continuar ou fecharão as portas?

Vidas, sonhos e necessidades são importantes e não quero compará-las, mas quero dizer o seguinte: Coloque-se no lugar do outro, sem preconceitos ou tendenciosidade.

Como diria Gandalf em O Senhor dos Anéis: Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado (J.R.R. Tolkien).

Que possamos decidir pela gratidão, valorizando as pequenas coisas da vida e nos importando com as pessoas à nossa volta.

Avalie suas práticas e prioridades, nós realmente não sabemos o dia de amanhã. A luta ainda não acabou, mas há esperança, vamos superá-la.

Enquanto isso continue fazendo a sua parte, use máscara, álcool-gel, evite aglomerações... Cuide de você e das pessoas à sua volta.

08 Mai 2021

3 Práticas Atuais Que Podemos Continuar Fazendo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

04 de Mar de 2019

Dicas Para O Ensaio Fotográfico Perfeito

29 de Mai de 2019

Alívio do Stress (Pré Casamento) Por Meio dos Alimentos

07 de Mai de 2019

3 motivos para você não contratar um fotógrafo!