08/04/2021 às 19:09

5 Dicas de Como Limpar a Cena

99
3min de leitura

5 Dicas de Como Limpar a Cena

Quando fotografamos, queremos que as imagens transmitam aquilo que estamos sentindo e nada melhor que uma fotografia sem distrações desnecessárias para que os nossos sentimentos sejam registrados de forma mais clara possível.

Na fotografia, todo o contexto da imagem é chamada de cena, logo, quando queremos “limpar a cena” quer dizer que queremos que tudo que está ao redor do nosso objeto ou pessoa esteja organizado, sem causar estranheza. É necessário agregar valor e não tirar a atenção do observador. A limpeza do fundo é importante para que a fotografia não vire uma bagunça.

Quantas vezes tiramos uma foto daquele momento tão especial e quando vamos olhar novamente tem algo que desvia tanto o nosso olhar que a mensagem que queríamos transmitir já sofreu a interferência dessa aparição indesejada?

Para que isso não aconteça preparei 5 dicas que irão ajudar a organizar e retirar coisas desnecessárias e indesejadas da cena.

Então vamos para as dicas.

DICA 1 – Cuidado com o que “sai da cabeça” do fotografado

Procure um local de onde não saiam objetos exatamente detrás da cabeça da pessoa que você está fotografando, como folhas ou galhos, pois isso chamará muito a atenção, tirando a força da sua fotografia.

Precisamos sempre limpar a cena nas proximidades da cabeça das pessoas, pois assim não dará margem para interpretações ambíguas.

DICA 2 – Mude o ângulo da foto

Se o seu fundo não ajuda na composição, tente mudar o ângulo que está fotografando, abaixe sua câmera ou levante-a, assim você controlará o que vai aparecer na sua imagem, além de trazer novas opções de perspectivas.

Dessa forma você consegue tirar algo indesejado que está no cenário e que seria impossível controlar, além de dar um novo olhar a cena.

DICA 3 – Se aproxime do que está fotografando

Se você não consegue usar o fundo ao seu favor, então tente minimizá-lo aproximando-se do fotografado, preenchendo a maior parte do quadro e dando foco na pessoa que está sendo fotografada.

Quando você se aproxima da pessoa fotografada, o desfoque do fundo aumenta (porém essa informação é um spoiler da próxima dica).

DICA 4 – Desfoque o fundo

Nem sempre conseguimos alterar/fazer desaparecer o que está aparecendo de fundo de uma fotografia, mas conseguimos amenizar desfocando o fundo, tirando grande parte da atenção daquilo que você não quer mostrar claramente.

Muitas vezes esse efeito produz uma moldura no que está sendo fotografado, ajudando a levar os olhos do observador para o objeto principal.

DICA 5 -  Encontre equilíbrio no meio do caos

Nem todos os lugares que fotografamos são lindos, mas todas as fotos devem ser. Para que essa frase seja realidade, você precisa explorar os pontos positivos e excluir os negativos do local.

Se todo o fundo é uma bagunça, encontre uma fração do espaço que transmita equilíbrio, e pode ter certeza, em todo local isso é possível. Nesse caso menos é mais.

Com essas dicas você conseguirá utilizar o cenário da sua fotografia da melhor forma possível. Lembre-se, a composição de uma fotografia depende da mensagem que você quer passar, mostre aquilo que ajudará o outro a compreender o que você queria transmitir e, quando necessário, limpe e organize a sua cena. Dessa forma, você dará mais peso às suas fotos.

Se esse texto lhe ajudou de qualquer forma deixe seu comentário abaixo, se quiser ler outros textos relacionados clique AQUI.

Pra conhecer um pouco mais do meu trabalho clique AQUI e AQUI.

08 Abr 2021

5 Dicas de Como Limpar a Cena

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL