4 Dicas Para Um Melhor Workflow (Fluxo de Trabalho)

124
4min de leitura

4 Dicas Para Um Melhor Workflow (Fluxo de Trabalho)

O fluxo de trabalho é um planejamento sistêmico e organizado, onde conseguimos visualizar nossos afazeres e obrigações e seus prazos para cumprimento. Workflow é uma palavra em inglês que quer dizer fluxo de trabalho e geralmente é utilizado em uma empresa como sistema organizacional de processos e rotinas, abrangendo todos os setores dela.

Na nossa vida pessoal, o fluxo de trabalho consiste em como administrar todas as sua obrigações como indivíduo.

Para quem me conhece sabe que preciso me desdobrar, seja como fotógrafo, professor, pai, marido e filho, e isso parece muito complicado e realmente é, porém com organização tenho conseguido lidar de forma saudável com todas as vertentes da minha vida. Tenho tido sucesso em cumprir meus prazos de entregas de fotografias, estudando para minhas aulas, dando atenção para minha família e até cozinhando diariamente para minhas filhas.

Como consigo isso? Darei 4 dicas que deram certo para mim, não sei se dará certo para você, mas o que custa tentar, não é?

Lembrando que as dicas abaixo vão muito além do meu processo de trabalho fotográfico, aqui estão dicas que utilizo no planejamento dos meus processos e rotinas diárias.

Dica 1 – Separe Tempo de Planejamento Semanal

Para um fluxo de trabalho consistente, separe um tempo para organizar sua semana. Dê preferência a lugares silenciosos, onde você tenha um tempo bom sem interrupções, pois assim você não perderá pensamentos ou ideias.

Pense nessa organização semanal como base para os próximos dias, inicie com algo mais simples e vá adicionando objetivos e processos conforme você consegue maximizar seu tempo.

Meu planejamento semanal é feito em um planner, onde consigo ter a visão geral da semana e do mês, o que facilita muito, além disso separo minhas ações com cores diferentes de acordo com as diferentes áreas da minha vida, por exemplo, uso uma cor de caneta para meus objetivos fotográficos, outra cor para minha função de professor, e assim por diante.

Dica 2 – Crie Uma Rotina Possível

Na dica anterior, escrevi para iniciar seu planejamento semanal de forma mais simples, porém mais básica, e aos poucos incluíndo outras funções ou obrigações, pois dessa forma você consegue avaliar se o tempo programado para cada ação está correto ou não. Não adianta falar que você quer usar 10 minutos para finalizar uma ação que demanda horas, isso é um planejamento utópico, isso não será de grande ajuda.

Alguns estudos acreditam que a rotina pode se tornar um hábito após 21 dias de repetição, esse pode ser o nosso alvo inicial, dessa maneira a sua rotina se torna mais fácil e gera menos tempo de planejamento futuramente.

Vá aumentando a quantidade de obrigações em seu planejamento de forma gradual, para que depois de algumas semanas você tenha uma rotina mais robusta e que mesmo assim, dê conta de fazer.

Dica 3 – Acorde Mais Cedo

Gosto muito de ler e ouvir Audiolivros, porém acreditava que não tinha tempo, então decidi acordar alguns minutos antes do “necessário” para iniciar uma rotina de leitura. Após alguns dias, percebi que conseguia despertar ainda mais cedo para organizar meu dia e também assistir um curso de fotografia que havia adquirido. E isso virou uma bola de neve.

Hoje em dia acordo cerca de 2 horas antes do que eu entendia como “obrigação” para fazer meu planejamento diário, leituras, práticas esportivas e estudos.

Acordar mais cedo funciona para mim, sinto-me mais disposto e animado, percebi que meus pensamentos funcionam melhor na parte da manhã, já a noite quero apenas desacelerar e descansar.

Mesmo que você prefira se organizar, estudar, ou fazer outras atividades no período da tarde ou noite, tente acordar um pouco mais cedo do que normalmente você faz para incluir uma nova ação, uma leitura, uma meditação ou prática esportiva e veja se funciona com você também.

Dica 4 – Avalie e Mude o Que Precisar (Planejamento)

Penso no meu fluxo de trabalho/planejamento semanal como algo adaptável e não engessado, onde posso alterar de uma semana para outra algumas ações, outras posso mudar de dia ou horário, conforme seja mais conveniente para minha produtividade.

Penso que prazos são inegociáveis, porém o caminho para alcançar esse objetivo pode ser alterado, ou seja, o percurso pode alterar, o objetivo traçado e o prazo combinado não.

Não posso me dar ao luxo de não entregar as fotos de um evento no prazo, ou não preparar as “comidinhas” das minhas filhas (ou tantas outras obrigações), mas posso me planejar para que faça todas essas coisas nos meus horários disponíveis, buscando concluir minhas pendências no menor tempo possível e com qualidade, além de manter um tempo em família e uns instantes de ociosidade, por que ninguém é de ferro.

Se você começar a planejar sua semana de forma antecipada, criar uma rotina real e possível de ser feita, acordar mais cedo para “criar” mais horas aproveitáveis em seu dia, conseguirá avaliar se está lhe ajudando a ser mais produtivo e a ter mais tempo para o que mais importa para você.

Para mim, busco sempre ter mais tempo para minha família, que meus dias não sejam sobrecarregadas e que meus finais de semana sejam conciliáveis (família x fotografia).

E você, tem outras dicas de planejamento diário para conseguir dar conta de tudo que você tem que fazer? Escreve nos comentários.

Se você gostou desse post, curte e compartilha com seus amigos e familiares.

Quer ver outros posts, clique AQUI.

Não se esqueça de me seguir nas redes sociais (AQUI e AQUI).

16 Mar 2021

4 Dicas Para Um Melhor Workflow (Fluxo de Trabalho)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casais casamento familia fotografia namoro noivado organização rotina

Quem viu também curtiu

31 de Mai de 2020

5 Ideias Para seu Ensaio de Casal

18 de Fev de 2019

4 momentos emocionantes e únicos que já vivi em casamento

04 de Mar de 2019

Dicas Para O Ensaio Fotográfico Perfeito