04/03/2021 às 18:02 Curiosidades Para noivas

3 Dicas Para Uma Fotografia (Marcante) em Preto e Branco.

136
3min de leitura

3 Dicas Para Uma Fotografia (Marcante) em Preto e Branco.

O ser humano não está acostumado a observar as coisas em preto e branco (PB) sempre, mas sim observar tudo que está a sua volta, com uma grande diversidade de tons e cores.

A utilização das cores é muito importante na linguagem pictórica do ser humano, conseguimos ver algo de vermelho e saber que precisamos tomar cuidado, ou ainda o verde que nos faz sentir seguros em continuar o caminho.

Na fotografia a importância é ainda maior, mas veremos que nem sempre será essencial tudo sempre ser colorido. Sua fotografia pode ser marcante, mesmo com a ausência das muitas cores, pois você ainda pode trabalhar com muitos elementos da foto, como composição, tons de cinza, camadas, entre outros recursos muito importantes para a fotografia.

Antes da fotografia ser conhecida pelo grande público, como ocorreu no meio do século XX e XXI, os registros eram feitos apenas em preto e branco, ainda não havia recursos para a coloração desses registros.

O tempo passou, entramos na era das máquinas analógicas com seus famosos “filmes”. Para se ter uma fotografia colorida era necessário utilizar um rolo de filme colorido até o final, para depois trocar por um rolo de filme PB (Preto e Branco). Imagine a dor de cabeça e o trabalho que dava, pois os filmes sempre foram muito sensíveis à luz, um descuido e você poderia inutilizar um rolo inteiro do filme. Agora pense em um fotógrafo de eventos, ele poderia perder fotos extremamente importantes de seu cliente.

Com a fotografia digital atual e os seus mais modernos recursos de imagens, conseguimos trabalhar muitos detalhes, inclusive as cores, facilitando muito a nossa vida, fotógrafos profissionais ou amadores.

Para aproveitar a facilidade da fotografia atual, darei três dicas para escolher quando aplicar o preto e branco em suas fotos.

1ª dica – USE O PRETO E BRANCO PARA ELIMINAR AS DISTRAÇÔES

Muitas vezes as cores são muito lindas e incríveis nas fotografias, mas também podem servir de distração, levando seu olhar para outra parte da foto e não aquela que você deseja. Cores muito chamativas tem esse efeito, caso você precise tirar a “força” dessa cor para alguma outra parte da foto aplique o preto e branco, dessa forma você consegue organizar a sua cena, eliminando o caos e mostrando o eu você quer.

2ª dica – DÊ ENFASE AS EMOÇÕES

Uma lágrima é uma lágrima em preto e branco ou colorida, uma gargalhada também, porém chamará muito mais atenção se essa emoção genuína estiver na sua versão monocromática.

Esses momentos de emoção também podem ser chamados de momentos decisivos. São aqueles momentos carregados de emoção e que ocorrem em um milésimo de segundos. Esses momentos recebem uma maior carga emotiva quando disponibilizados com um preto e branco bem contrastado.

3ª dica – PENSE NA FOTO PRETO E BRANCO, MAS CLIQUE COLORIDA.

Pense antes de clicar, pense se sua foto precisa ser preto e branco, quando você tiver certeza, tire sua fotografia colorida!

Como assim? Eu explico.

Os arquivos digitais coloridos, seja de celulares ou máquinas fotográficas, possuem mais informações visíveis (detalhes) para trabalhar depois na pós-produção. Quando você transforma sua foto colorida em preto e branco (em um software), você consegue ter uma qualidade maior no arquivo, sem contar que você pode mudar de ideia e deixar a imagem colorida, o que você não conseguirá se fotografar diretamente em preto e branco.

Dica Extra – NÃO UTILIZE O PRETO E BRANCO PARA CORRIGIR UMA FOTO

Uma dica extra! Sabe aquela foto que você até “meio” que gostou, mas tem uma luz que incomoda, ou um foco que não deu muito certo? Tire outra foto. Uma foto com qualidade ruim não se tornará boa fazendo isso.

Todas as fotos podem ser feitas em preto e branco, mas será que é mesmo necessário? Uma foto preto e branco impactante precisa ter detalhes únicos para que consiga transmitir tudo aquilo que o fotógrafo quer.

E pra você, quando uma foto merece estar em preto e branco? Coloque sua opinião nos comentários. Se esse post ajudou em algo ajude a compartilhar.

Caso queira ter um registro fotográfico emocionante, CLIQUE AQUI, para conhecer mais meu trabalho clique AQUI ou AQUI.

E para ver os Posts anteriores, é só clicar AQUI.

Dicas para ensaios fotográficos de casal, AQUI.

04 Mar 2021

3 Dicas Para Uma Fotografia (Marcante) em Preto e Branco.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamentoribeiraopreto casamentos casamentosp fotografia jrfurquimfotografia noivado noivadoribeiraopreto Noivas pretoebranco projetoessencia

Quem viu também curtiu

31 de Mai de 2020

5 Ideias Para seu Ensaio de Casal

18 de Fev de 2019

4 momentos emocionantes e únicos que já vivi em casamento

04 de Mar de 2019

Dicas Para O Ensaio Fotográfico Perfeito