31/05/2020 às 11:47 Para noivas

5 Ideias Para seu Ensaio de Casal

1834
4min de leitura

5 ideias incríveis e DIFERENTES para que suas fotos de casal sejam únicas e especiais.

Que tal algumas ideias para que seu ensaio fotográfico seja diferente e único? Será que você está pronto para quebrar alguns paradigmas? Se você estiver pronto para isso, venha comigo.

Muitas vezes quando conseguimos convencer nosso(a) noivo(a) a fazer um ensaio fotográfico, queremos registrar tudo o que for possível, roupas, lugares, objetos... ficamos ansiosos e “pilhados”, queremos que seja único, mas temos receio de arriscar... Então para que você fique mais tranquila (o), preparei uma lista de 5 Ideias incríveis e diferentes para que suas fotos de casal sejam únicas e especiais.

Após a leitura fique à vontade para colocar sua opinião, ou enviar para aquele amigo(a) que quer fazer um ensaio de casal.

1) Não se preocupe com 300 trocas de roupas;

O ensaio de casal geralmente passa por três etapas: o nervosismo do início, o ganho de confiança do meio do ensaio e a entrega ao final das fotos. Porém temos que tomar cuidado para não quebrar essa crescente confiança com a troca de roupas.

Imagine que você vai iniciar as suas fotos: você ainda está tentando entender o que o fotógrafo quer, onde pôr as mãos, então você começa a ganhar um pouco mais de confiança e... Parou parou parou.... vamos trocar de roupa... E todo aquele “avanço” com relação a vibe que estava começando a rolar vai por água abaixo.

Eu indico que você não troque de roupa, ou faça apenas uma troca, assim você tem menos “quebras” durante o ensaio, e posso te afirmar, você vai sentir que valerá a pena... Sua interação com seu parceiro ou parceira se tornará menos mecânica e posada no decorrer do ensaio fotográfico.

2) Evite acessórios para seu ensaio;

Sou um defensor de que o casal não precisa de nenhum acessório cênico para as fotos... nunca me neguei a fotografar, pois há objetos que possuem valor sentimental para o casal e respeito as especificidades de cada cliente, porém alguns acessórios são escolhidos apenas para quebrar um pouco o gelo e podem se tornar um risco para a qualidade da foto. Conheço pessoas que queriam tirar fotos com balões pois assim saberiam o que fazer com as mãos e para onde olhar.

Por esse motivo venho estudando direção de pessoas há mais de dois anos, para que você, cliente, não se preocupe, deixe isso nas minhas mãos, essa é uma responsabilidade minha, afinal você não vai na padaria e já leva um pão para garantir que terá uma mercadoria de qualidade.

O preço a se pagar por tentar incluir objetos que não têm apelo sentimental ao casal é que a foto se torna comum, sem apelo emotivo; ocorrendo a perda de uma composição melhor e da principal característica de uma bela fotografia: a atemporalidade.

3) Seja você mesmo;

“Ser você mesmo” parece ser muito genérico, pois eu mesmo já fiz isso no passado, chegava no casal e falava: “podem ficar à vontade e sejam vocês mesmos”... o casal ficava perdido e não sabia o que fazer.

Hoje entendo diferente o processo de fotos espontâneas, o casal precisa ser instruído e posicionado, assim o fotógrafo pode, com instruções, pedir ações que façam com que o casal se solte e passe a ter expressões mais leves, com movimentação, criando uma linha narrativa no ensaio.

Geralmente, posiciono e instruo meus casais para o tipo de foto que quero, depois peço para casais caminharem, conversarem, chegarem mais perto, olharem nos olhos, fecharem os olhos, enfim, atitudes que podem trazer uma certa calma, paz ou até uma risada ou gargalhada, que contará como é o relacionamento desse casal, ou seja, eles ainda serão eles mesmos.

4) Arrisque, mas saiba dizer não... use a sua consciência;

Até onde você está disposto a arriscar para ter fotos diferentes? É sempre bom separarmos pedidos inusitados para aplicação de técnicas diferentes de fotografia de fotos com gosto duvidoso.

Alguns exemplos de pedidos inusitados para aplicação de técnicas fotográficas podem ser: fotos correndo, em movimento, posicionados em um lugar mais distante ou até quando trabalhamos o casal em perspectivas diferentes. Já fotos de gosto duvidoso são posições desconfortáveis ou que você considere estranhas ou até vulgares.

Lembre-se, você deve se sentir bem no ensaio, não se sentir oprimida(o) ou desrespeitada(o)... Você é a(o) cliente, nós como profissionais da fotografia, temos que “ler e entender” o cliente, proporcionando uma experiência agradável, com a entrega de um trabalho de qualidade.

Arrisque, mas se sinta confiante em dizer não quando necessário...

5) O lugar importa, mas a criatividade vale mais.

Um lugar lindo pode embelezar a foto? Quanto a isso não tenho dúvidas. Mas lugar não faz foto sozinho. A criatividade pode fazer fotos incríveis em lugares comuns.

Em primeiro lugar, se você quer fazer um ensaio fotográfico, pense em um lugar que seja especial para você, caso seja possível fotografar neste local, use-o... Se você não tem um local desejado, confie nas indicações do fotógrafo, pois uma das competências do fotógrafo é conseguir ter visões diferentes de um mesmo local. Posso lhe dizer que consigo fazer dois ou mais ensaios em uma mesma locação, mas que não sejam iguais.

A criatividade, quando unida à qualidade técnica, produz fotos ótimas e diferentes.

Essas são algumas dicas que nem sempre contam pra gente, mas que dão resultados palpáveis na qualidade das fotos do seu ensaio.

Mas, acima de tudo o que foi dito, você precisa estar em sintonia com o seu(sua) noivo(a), com o que você espera das suas fotos e possuir confiança no fotógrafo que escolheu para registrar esse momento da vida de vocês.

Se você quer outras dicas sobre ensaio de casal, clique AQUI. Se gostou das dicas, aproveita e dá uma olhada nas minhas fotos (AQUI) e (AQUI).

Que tal aplicar essas e outras ideias para o seu ensaio de casal? Será um prazer fazer as suas fotos.

31 Mai 2020

5 Ideias Para seu Ensaio de Casal

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

18 de Fev de 2019

4 momentos emocionantes e únicos que já vivi em casamento

04 de Mar de 2019

Dicas Para O Ensaio Fotográfico Perfeito

29 de Mai de 2019

Alívio do Stress (Pré Casamento) Por Meio dos Alimentos